Glossário

 D.O.P. - "Azeites Dop", têm origem numa área geográfica delimitada, com solos e clima característicos e são exclusivamente elaborados com azeitonas de certas variedades de oliveiras. Estes factores, aliados ao saber fazer tradicional da região, que se consubstancia no modo de condução das árvores, apanha da azeitona e extracção do Azeite, conferem-lhes tipicidade e características qualitativas que os permitem distinguir dos demais.

 

 Alheira Biológica - Não têm químicos, não têm aditivos,é produzida por processos naturais, e todos os ingredientes que servem para confeccionar a Alheira Biologica são produzidos segundo os critérios de certificação, como o Azeite Biologico, Carnes criadas em ambiente natural e Pão Caseiro.

 

Gourmet - Os produtos gourmet em Portugal compreendem produtos alimentares de qualidade e fazemos especial referência a produtos alimentares tradicionais uma vez que estes têm uma forte ligação com a identidade cultural Portuguesa. Na verdade a herança cultural Portuguesa inclui também os produtos alimentares tradicionais e a forma como estes são confeccionados. O sabor, requinte e sofisticação tornam estes produtos inigualáveis.

 

Porco Bísaro - Os porcos de raça Bísara, originários do tronco Céltico, são animais grandes , chegando a atingir mais de um metro de altura e 1,5 metros da nuca à raiz da cauda, de pelagem preta, branca ou malhada, pele grossa e com cerdas compridas, grossas e abundantes. A cabeça é comprida e espessa, com orelhas compridas, largas e pendentes, face pouco desenvolvida e boca grande. O pescoço é comprido e regularmente musculado. O tronco é comprido, com dorso arqueado, tórax alto, achatado e pouco profundo, flanco largo e pouco descido, garupa estreita descaída e pouco musculada, ventre esgalgado.

 

 Alcaparras - Colhem-se as azeitonas maiores, mais carnudas, ainda verdes mas já a começar a pintar... - Partem-se com uma pancada, apenas o suficiente para se lhes poder tirar o caroço. Devem evitar-se instrumentos metálicos, que poderiam provocar oxidações. - Colocam-se numa saca de rede e deixam-se a curar em água corrente. Se não houver uma boa ribeira, ou se a água não for limpa, ou se nas redondezas houver amigos do alheio, é preferível deixá-las em casa, num recipiente e mudar-lhes a água todos os dias. - Ao fim de uma semana podem começar a ser servidas, temperadas na hora com sal, azeite e vinagre. Há quem junte orégãos. - Servem-se à refeição, como salada, ou como petisco, acompanhadas com salpicão ou presunto.

Nota: não tem nenhuma relação com a alcaparra do Capparis Spinosa L, arbusto conhecido no Brasil